Pese a no impactar directamente en tierra ya hay que lamentar pérdidas humanas
12 muertos en la provincia de Zambezia debido a las lluvias torrenciales
Fuente:www.jornalnoticias.co.mzChuvas no centro do país: Número de mortos sobe para 12 na Zambézia "Das vítimas, metade é constituída por crianças que pereceram em resultado do desmoronamento de paredes de casas onde residiam na cidade de Quelimane, distritos de Nicoadala, Maganja da Costa e Namacurra.
O distrito da Maganja da Costa foi o mais afectado, com 1610 casasç Nicoadala com 510 e as restantes em Quelimane e Chinde. Mas os camponeses da cintura verde da capital provincial, que compreende as zonas de Ilalane, Namacata, Namuinho e Maquival, renovaram as suas esperanças quanto à produção agrícola.
O governador da Zambézia, Francisco Itae Meque, que visitou ontem alguns bairros, reuniu-se com as autoridades de Quelimane e deixou uma série de orientações para serem executadas imediatamente em diferentes sectores. O INGC deverá fazer o levantamento das pessoas que perderam alimentos e ver se há ou não necessidade de apoiar as famílias em plásticos, para cobrir as suas casas. A Saúde deverá iniciar hoje a distribuição de cloro para o tratamento de água. Todo o esforço está orientado no sentido de evitar a eclosão de cólera, não só em Quelimane, como também em toda a província da Zambézia.
Entretanto, há escolas de Quelimane que poderão não iniciar as aulas esta semana pelo facto de as salas de aula estarem inundadas. Os Serviços Distritais da Educação Juventude Ciência Tecnologias estão igualmente a fazer o levantamento para apurar o número dos alunos que perderam o material escolar.
O governador reconhece que o problema de concentração de água fluvial se deve à construção de habitações nas valas de drenagem. No entanto, disse que a correcção exige coragem.
O presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, que desde sábado visita os bairros mais afectados, mobilizou equipas do município para desentupimento das valas de drenagem para facilitar o escoamento das águas pluviais.
Manuel de Araújo lançou uma campanha de solidariedade através de recolha de donativos. A iniciativa tem o apoio do estacão televisiva STV e os bens a serem recolhidos poderão serão canalizados de forma transparente.
Enquanto isso, já há problemas na circulação rodoviária em vários distritos, principalmente, Pebane, Gurue e Maganja Costa."